O NÓNIO é um encontro anual de graduados Portugueses no Benelux. Neste evento promovemos o networking entre a Diáspora Portuguesa nesta região, fomentando o desenvolvimento de relações entre a comunidade e empresas, universidades, associações e as representações oficiais Portuguesas no Benelux.

NÓNIO 2018

NÓNIO 2018, o 2ª encontro de graduados portugueses no Benelux, teve lugar a 20 de Novembro de 2018 na Embaixada de Portugal na Bélgica, em Bruxelas.


O NÓNIO 2018 abriu com o workshop “Criar Empatia”, proporcionado pela rumo, exclusivo a membros da APEI Benelux, com uma sessão dinâmica, onde se praticaram técnicas de comunicação efectiva com outros colegas e em situações de networking.


Após o workshop, procedeu-se á abertura do NÓNIO 2018 com a intervenção do Exmo. Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros, Dr. Augusto Santos Silva, que enfatizou o papel da emigração portuguesa no mundo e em Portugal, pelo seu valor acrescentado em várias vertendes culturais e sociais. Seguidamente, ouviram-se palavras sobre a emigração Portuguesa na Bélgica pelo Sr. Embaixador de Portugal na Bélgica, Dr. António Vasco Alves Machado, e palavras sobre a APEI Benelux pelo nosso presidente, Tiago Malaquias, introduzindo o tema: “Migração Portuguesa no Benelux: viagem do passado ao futuro".

 

O NÓNIO 2018 dividiu-se então ao longo do dia em três painéis de conversa aberta com o público.

No primeiro painel contaram-se "Histórias da emigração portuguesa", desde os anos 70 até à actualidade. Esta perspectiva histórica foi introduzido por Joaquim Tenreira Martins, autor do livro "Rostos da Emigração", que contactou de perto com as histórias de muitos emigrantes lusófonos. Abordaram-se também as histórias de vida de Rui Garcia, proprietário da "Pastelaria Garcia", e de Susana Pratt, fundadora e actual presidente da associação “La petite portugaise”. Esta painel explorou de um modo mais pessoal o percurso destes membros da Diáspora Portuguesa na Bélgica, refletindo também sobre perspectivas a longo prazo para a Comunidade Portuguesa.


No segundo painel, após o almoço, o NÓNIO focou-se no "Benelux a longo prazo: Academia e Indústria", abordando perspectivas de empregabilidade e carreira no Benelux. Este painel contou com a participação do Eng. Benedito Lemos, actual director coordenador para o mercado da Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Alemanha do grupo CASAIS, do Prof. Lino Pereira, professor assistente na KU Leuven, e da Dra. Nádia Neto, cientista na Janssen Pharmaceutical. Além dos vários percursos pessoais, tanto na Academia como na Indústria, e até da própria transição de uma área para a outra, vários assuntos foram discutidos face às contrapartidas de ser Português no Benelux, oportunidades de carreira e redes de contacto e investigação.

O terceiro e último painel do NÓNIO 2018 cobriu o tema "Perspectivas de regresso a Portugal" com moderação do Dr. Nuno Félix, diplomata na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER). Em destaque, este painel contou com a presença da Dra. Ana Paula Mesquita, Presidente da Magellan, da Dra. Luísa País Lowe, Coordenadora do gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora e da Dra. Maria Manuel Branco, Directora da AICEP em Bruxelas e Luxemburgo. Expandiu-se no potencial de retorno a Portugal de Graduados Portugueses a viver no estrangeiro, tanto numa contribuição directa na economia e sociedade Portuguesa como numa contribuição indirecta, de património intelectual. Além do mais, explorou-se a qualidade, pessoal e profissional, do Graduado Português no estrangeiro como "embaixador informal" de Portugal no mundo.

O NÓNIO 2018 encerrou com um Vinho de Honra na Embaixada e um jantar de convívio no restaurante Tiago’s, com momentos de networking e partilha de experiências entre Graduados Portugueses no Benelux.

Até para o ano!

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • facebook-group_final_inverted
  • LinkedIn - White Circle
  • Mail-Icon-White-on-Black_inverted
Apoios:
Embaixada de Portugal em Bruxelas &
Consulado Geral de Portugal no Luxemburgo
UAb.jpg